Nos dias 31/8 e 1/9 foi realizado no Indian Institute of Science (IIS), em Bangalore, o 2o Workshop Indo-Brasileiro em Computação e Ciências Computacionais, com a participação de delegação brasileira composta por oito pesquisadores. Entre eles estavam os Acadêmicos Virgilio A. F. Almeida (ABC-UFMG), coordenador brasileiro da Colaboração Brasil-Índia; Edmundo de Souza e Silva (ABC-UFRJ) e José Roberto Boisson de Marca (ABC-PUC-Rio). A delegação incluía ainda os pesquisadores Altigran Soares da Silva (UFAM), Amit Bhaya (UFRJ),Carlos Eduardo Pereira (UFRGS), Luciana Nedel (UFRJ) e Roberto M. Cesar Jr. (USP).

Do lado indiano, estiveram presentes, entre outros, o diretor do IIS, Prof. N. Balakrishnan; Dr. Krithi Ramamrithan; Prof. Sankar Pal, diretor do Indian Statistical Institute; Dr. P Anandan, diretor da Microsoft Research.

O workshop foi oficialmente aberto em solenidade pública pelo Dr. T. Ramasani, secretário de governo do Departamento de Ciência e Tecnologia da Índia. Ele enfatizou a importância estratégica da colaboração com o Brasil na área de computação e afirmou que o governo da Índia considera essa colaboração estratégica e prioritária. Após a abertura, o Dr. Ramasani apresentou um balanço da área de C&T na Índia.

Durante dois dias, as duas delegações apresentaram suas propostas de pesquisa e discutiram cada uma delas, elaborando projetos de pesquisa entre Brasil e Índia na área de computação em textos detalhados que incluíram os objetivos do projeto, relevância, participantes, fases, recursos e orçamento. O início dos projetos deve ocorrer em novembro de 2009 e o valor total da colaboração em Computação entre os dois países, para três anos, é de US$ 1.177.420,00.