O Acadêmico Wagner Farid Gattaz, Professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, presidente do Conselho do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC-FMUSP) e Coordenador do Laboratório de Neurociências (LIM 27), recebeu no último dia 18 de setembro o Prêmio Burghölzli de Psiquiatria Epidemiológica e Social 2009, criado em 1999 pela Clínica de Psiquiatria da Universidade de Zurique (Suíça) e concedido internacionalmente a cada dois anos.

A nomeação do Prof. Gattaz para o Prêmio teve como base suas pesquisas sobre a esquizofrenia e contribuições para o desenvolvimento da Psiquiatria na América Latina. Seu nome foi escolhido por um comitê científico, presidido por Wulf Rossler, Catedrático de Psiquiatria Social da Universidade de Zurique. A entrega ocorreu durante a 5ª Conferência Internacional de Zurique, cujo tema foi: Esquizofrenia – conceitos inovadores.

Este é o segundo prêmio internacional relevante recebido por ele este ano. Em 28 de junho, já havia recebido em Paris o Prêmio de Pesquisa da World Federation of the Societies of Biological Psychiatry, um dos mais representativos na área de psiquiatria biológica, outorgado pela Federação que representa as Sociedades de Psiquiatria Biológica de 65 países.

Sobre o Prêmio Burgholzli

Burgholzli é o nome pelo qual é conhecida localmente a Clínica Psiquiátrica da Universidade de Zurique, fundada em 1870, e que teve entre seus diretores Eugen Bleuler, criador do termo “esquizofrenia”, assim como o grande psiquiatra Carl Gustav Jung.

O primeiro a ser agraciado com o Prêmio Burgholzli de Psiquiatria, há 10 anos, foi o psiquiatra suiço Jules Angst, sucessor de Eugen Bleuler e de Manfred Bleuler na direção da Clínica e um dos psiquiatras mais influentes de nossa época.

Depois dele foram premiados: Norman Sartorios, que criou e dirigiu por décadas a seção de Saúde Mental da OMS; o pesquisador norte-americano Julian P. Leff e o casal de cientistas britânicos Uta e Cristoph Frith.