Doutora em Astronomia pela Universidade de São Paulo, onde trabalha hoje, e pós-doutora em Astronomia Espacial pela Open University, na Inglaterra, a pesquisadora Elysandra Figueredo foi a ganhadora do Prêmio LOréal para Mulheres na Ciência 2009 na área das Ciências Físicas. Com um projeto sobre a formação de estrelas de alta massa, a cientista busca estudar os processos físicos envolvidos na constituição desta categoria de estrelas, a fim de entender o que acontece dentro de casulos estelares, setor de fundamental importância para a Astrofísica.

A pesquisadora conta que a escolha do tema com o qual concorreu à bolsa foi inspirada no alvo do próprio programa: a mulher. “A motivação veio da história das mulheres na Astronomia. Os primeiros grandes nomes femininos na área foram responsáveis pela criação de catálogos importantes que acabaram resultando em grandes descobertas. Por isso, desenvolvi todo o projeto para a construção de um catálogo de estrela de alta massa, aproveitando uma cooperação recém estabelecida entre o Brasil e o Japão, pensando nessas mulheres”, explica a cientista, destacando que seus interesses incluem o fortalecimento deta nova parceria entre os países. Elysandra busca incluir o Brasil em novos projetos espaciais, capitaneados por um país já experiente na área.

O reconhecimento obtido pela premiação, segundo a cientista, veio em um momento oportuno, já que ainda não possui uma posição fixa em nenhuma universidade. Além disso, lhe permitirá adquirir um computador do nível necessário para as suas pesquisas e realizar uma viagem ao Japão, com o objetivo de estreitar as relações com sua principal colaboradora, a Dra. Okamoto, da Universidade de Ibaraki. “Essa bolsa me abriu novas perspectivas e despertou aspirações que eu não teria meios para conquistar como pós-doutoranda. Foi uma alegria imensa”, comemora a física.

A cientista aponta uma possível aplicação do valor do prêmio. “Tenho uma grande vontade de organizar um workshop na minha área de pesquisa e trazer ao Brasil grandes nomes desse setor, para dar um maior destaque ao que estamos fazendo por aqui, possibilitar novas colaborações e incluir outros cientistas brasileiros nessa experiência”, observa.

Para Elysandra, a bolsa-auxílio LOréal-ABC-Unesco é um prêmio bastante prestigioso e um grande incentivo para jovens mulheres cientistas continuarem na carreira em um momento em que tudo é difícil: primeiros passos de suas vidas tanto no aspecto profissional como pessoal. “Para a maioria das mulheres, o início da vida como cientista coincide com a época em que estamos começando a estruturar nossas famílias e, muitas vezes, a dificuldade de conciliar a vida profissional com a maternidade é o principal fator de desistência. Um reconhecimento dessa ordem é algo realmente importante”, argumenta a pesquisadora.

A professora conclui com a certeza de que o investimento no estudo da ciência compensa. “Acredito que é importante que haja estímulos como esses, e o fato de termos nosso projeto de pesquisa aprovado por uma banca de competência inquestionável, definitivamente, nos faz acreditar que todo o esforço para lidar com as múltiplas jornadas, típicas da vida feminina, vale a pena”.