Os membros afiliados da ABC Adriano Andricopulo (USP), Cecilia Nunez (INPA), Crestina Consorti (UFRGS), Pierre Esteves (UFRJ) e Sandra Zanotto (UEA) e a ganhadora da Bolsa Grant LOréal-ABC-Unesco de 2008 Luciana Gonzaga de Oliveira (Unicamp), enviaram carta de agradecimento à Academia Brasileira de Ciências (ABC) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pela oportunidade de participação no The Nobel Laureate Meetings at Lindau, 2009 – 59th Meeting of Nobel Laureates: Dedicated to Chemistry.


Crestina Consorti, Adriano Andricopulo, Luciana Gonzaga, Sandra Zanotto,
Cecília Nunez e Pierre Esteves

O evento ocorreu entre 28 de junho e 3 de julho na cidade de Lindau, na Alemanha, com a presença de 24 laureados e cerca de 550 jovens pesquisadores de 67 países. O programa contou com uma sessão de abertura, 20 conferências, uma mesa-redonda, várias sessões de discussão e cinco eventos sociais, além de um painel especial de discussão, intitulado Global Warming and Sustainability, que foi realizado na Ilha de Mainau no dia do encerramento do evento.

Aspectos fundamentais e do estado da arte de várias áreas estratégicas das Ciências Químicas, incorporando os desafios atuais e futuros, foram apresentados e discutidos durante o evento. “Nossa participação em tão rica programação de atividades científicas e sociais permitiu a transferência de conhecimento e experiência entre várias gerações de cientistas, inspiradas e motivadas por um time fantástico de prêmios Nobel”, dizem os pesquisadores em sua carta, destacando que a confiança e o estímulo que receberam certamente trarão valiosas contribuições na continuação de seus trabalhos e carreiras científicas. “Esperamos que esta oportunidade possa ser dada a outros colegas nas próximas edições do encontro de Lindau, se possível, estendendo-se a um número cada vez maior de pesquisadores brasileiros”, finalizou o grupo de jovens químicos brasileiros.