O Grupo de Trabalho em Sistemas Complexos (GTSC) do Instituto de Estudos Avançados em São Carlos (IEASC) da Universidade de São Paulo (USP) realiza, nos dias 3 e 4 de agosto, o 1o Workshop em Sistemas Complexos.

Essa temática envolve diferentes áreas do conhecimento como Química, Física, Biologia e Sociologia e, é bastante difundida na Alemanha e nos Estados Unidos. Na USP, o GTSC do IEASC foi criado em 2009, com a proposta de contribuir pra o desenvolvimento de novas metodologias através de uma abordagem multidisciplinar com a integração de diversos grupos de estudos existentes no Brasil.

O evento, organizado pelos membro afiliado da ABC, indicado em 2009, Hamilton Varela, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), pelos Acadêmicos Yvonne Primerano Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e Sérgio Mascarenhas, coordenador do IEASC, tem na programação palestras e debates focados em vários temas, tais como agricultura tropical; sistemas complexos em saúde; matemática e as populações biológicas; reações químicas oscilantes entre outros.

Além de pesquisadores da USP, o workshop terá a presença de convidados de diversas instituições de ensino e pesquisa, como o professor Sidarta Ribeiro, do Instituto Internacional de Neurociências de Natal; Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) e Silvio Crestana, diretor-presidente da Embrapa.

O evento será realizado no Anfiteatro do IQSC. Informações e inscrições pelos e-mails: sandra@iqsc.usp.br ou complex@iqsc.usp.br