Os cinco estudantes que representaram o Brasil na 40ª International Physics Olympiad (IPhO) conquistaram duas medalhas de prata, duas de bronze e uma menção honrosa. Preparados e selecionados pela Olimpíada Brasileira de Física (OBF), André Luis M. Farias (PE) e Ivan G. Mitoso Rocha (CE) ficaram com a prata; Leonardo P. Stédile (SP) e Illan F. Halpern (RJ/SP) ganharam o bronze; e Márcio A. de Paiva Filho (RN/CE) conquistou menção honrosa.

Participaram da IPhO 316 estudantes de 82 países. A classificação brasileira deste ano superou 2008, quando a equipe nacional conquistou, no Vietnã, uma medalha de prata, uma de bronze e duas Menções Honrosas. Com o resultado, o Brasil ficou com a melhor classificação entre os países ibero-americanos, seguido por Cuba, que tem grande tradição nesse evento.

Os premiados iniciaram a maratona de estudos em 2007, quando cursavam o 1º ano do ensino médio e fizeram parte dos 48 alunos melhor classificados entre 165 mil que se inscreveram naquela série.

No total, na OBF 2007, foram inscritos 520 mil estudantes de escolas públicas e particulares de todo país. Também participaram, em 2009, da seleção para a equipe, os dez alunos da 2ª série melhor classificados entre 200 mil alunos dessa série, num total de 770 mil inscritos na OBF 2008.

Foram mais 18 meses, iniciados em 2008, de preparação e seleção nas Coordenações Estaduais da OBF, finalizadas com cursos intensivos e provas no Instituto de Física da USP/São Carlos, coordenados pelo professor Euclydes Marega Júnior.

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a estudantes do ensino médio e último ano do ensino fundamental, que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).