A Consulta Regional do ICSU para América Latina e Caribe reuniu os representantes dos países afiliados para discutir os planos científicos preparados por eminentes cientistas, visando desenvolver pesquisa na região em quatro áreas prioritárias: Biodiversidade, Riscos e Desastres Naturais, Energia Sustentável e Educação Matemática.

O evento, organizado pelo Escritório Regional para América Latina e Caribe do ICSU (ICSU-LAC), foi realizado na Cidade do México em de março de 2009, e contou com o apoio do Conacyt mexicano.

A consulta regional reuniu cerca de 50 participantes, membros nacionais para América Latina e Caribe, as Uniões Científicas, organizações internacionais e representantes de governos da região, para discutir um conjunto de objetivos detalhados para cada tema e áreas focais de pesquisa a serem desenvolvidas nos próximos anos.

“Esperamos que estes documentos se tornem referência para o desenvolvimento de pesquisa científica nestas áreas nos próximos anos e que se consiga o envolvimento ativo dos países da região na sua implementação”, afirmou a coordenadora do ICSU-LAC, Alice Abreu.

A reunião foi aberta por José Antonio de La Peña, presidente do Comitê Regional para América Latina e Caribe (RCLAC) e diretor adjunto do CONACYT, México. Os participantes da sessão inaugural – Reiko Kuroda, vice-presidente de Relações Externas do ICSU; Jorge Grandi, diretor do Escritório Regional da UNESCO para Ciência; Flora Montealegre Painter, chefe da divisão de Ciência e Tecnologia do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Clovis Baptista, diretor de Ciência e Tecnologia da Organização dos Estados Americanos (OEA) e Luiz Davidovich -, diretor da Academia Brasileira de Ciências e representante do Escritório Regional para América Latina e Caribe da Academia para o Desenvolvimento Global (TWAS), saudaram os participantes e ressaltaram a importância do trabalho desenvolvido.


Alice Abreu, Clovis Baptista, Jorge Grandi, José Antonio de la Peña,
Reiko Kuroda, Flora Montealegre Painter, Luiz Davidovich

A parte central da Consulta consistiu na apresentação dos planos científicos do ICSU-LAC: Biodiversidade, Conhecimento, Âmbito de Pesquisa em áreas prioritárias: Uma avaliação para América Latina e Caribe, por Mary Kalin, do Chile; Compreensão e Gestão de Riscos associados a Desastres Naturais: Uma abordagem científica integrada para a América Latina e Caribe, por Allan Lavell, da Costa Rica; Energia Sustentável na América Latina e no Caribe: potencial para o futuro, por Décio Gazzoni, do Brasil; Educação Matemática na América Latina e Caribe: uma realidade a ser transformada, por Carlos Bosch, do México.

Cada área foi precedida da apresentação de programas globais ou regionais relevantes, com o objetivo de contextualizar os documentos do ICSU-LAC. Patrícia Ocampo-Thomason, oficial para Ciência do ICSU, apresentou o programa de Biodiversidade e Bem-estar Humano do ICSU; John Milhone, presidente da Global Energy Methods and Mosaics apresentou o relatório do IANAS – Iluminando o Caminho (Lighting the Way) – e José Antonio de La Peña apresentou as atividades da União Matemática para América Latina e Caribe (UMALCA) na região. O encontro contou com a participação ativa de todos os presentes, que, reunidos em grupos de discussão, detalharam as principais propostas para cada uma das áreas.

Na área de Biodiversidade, foi ressaltada a importância de desenvolver uma base de dados da biodiversidade terrestre e marinha na América Latina e Caribe, e definir políticas e protocolos de coleta e distribuição os dados. Foi igualmente sugerida a criação de uma rede de observatórios ecológicos na região.

Para a área de Energia Sustentável, o grupo enfatizou a importância de se avaliar o perfil de recursos energéticos em cada região ou país, para definir a melhor combinação entre recursos tradicionais e as novas energias renováveis, com foco especial em biomassa, energia solar e energia eólica. Foi sugerida também a criação de redes para intercâmbio de informações entre países.

No tema Riscos e Desastres Naturais, a proposta central foi manter a perspectiva multidisciplinar, integrando ciências exatas e sociais, e centrar as pesquisas nas dimensões sociais e humanas dos serviços de ecossistemas e da conservação em biodiversidade, e nos processos de adaptação e mitigação aos câmbios climáticos.

Finalmente, na área de Educação Matemática, a reunião referendou as propostas que enfatizavam a importância de estreitar o relacionamento de matemáticos profissionais na educação matemática, especialmente na formação inicial de professores e no treinamento de professores em exercício. A experiência da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi apresentada como um exemplo a ser seguido na região.

Alice Abreu fez uma avaliação muito positiva do encontro, que reconheceu a qualidade dos trabalhos ao sugerir sua publicação nos três principais idiomas do continente americano – inglês, espanhol e português. Toda a documentação relativa a Consulta Regional pode ser encontrada no site http://www.icsu-lac.org/icsuzone/icsuzone.html.