A Assembléia Geral Extraordinária de 30 de junho de 2009 elegeu os seguintes Acadêmicos para comporem o primeiro Conselho Fiscal da ABC, com mandato até maio de 2010:

– Erney Plessmann de Camargo
Gerhard Jacob
Jailson Bittencourt de Andrade
Luiz Bevilacqua
Wanderley de Souza

Votaram em torno de 2/3 dos Membros Titulares da ABC. A Diretoria cumprimenta a todos os participantes e dá as boas-vindas aos eleitos.

Vejam o trecho do Estatuto da ABC referente ao Conselho:

V – DO CONSELHO FISCAL

Art. 22 – O Conselho Fiscal será integrado por 5 (cinco) Membros Titulares, eleitos com mandato de 3 (três) anos e empossados no mês de maio, devendo eleger seu presidente na primeira reunião que realizar.

Art. 23 – O Conselho Fiscal reunir-se-á ordinariamente uma vez por ano, no primeiro trimestre, e extraordinariamente quando convocado por 2 (dois) dos seus membros, pelo menos, pelo Presidente da Academia ou a requerimento de 20 (vinte) ou mais Membros Titulares, para apreciar questão expressamente definida.

Parágrafo único
O Conselho Fiscal somente poderá deliberar com a presença mínima de 3 (três) dos seus membros.

Art. 24 – Compete ao Conselho Fiscal:

a) apresentar à Assembléia Geral, até 31 de março de cada ano, parecer sobre, a prestação de contas e o balanço geral da Academia no exercício financeiro anterior;

b) examinar, sempre que achar conveniente, os livros contábeis e papéis de escrituração e conferir os valores em depósito;

c) lavrar no livro de Atas e Pareceres do Conselho Fiscal o resultado dos exames a que proceder;

d) manifestar-se sobre a alienação de bens e a aceitação de doações com encargos ou de valor igual ou superior a 500 (quinhentas) vezes o maior salário mínimo vigente no País.