Membro Titular da ABC, o chefe do Laboratório de Neurogênese e ex-diretor do Instituto de Biofísica da UFRJ, Rafael Linden tomará posse na Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ) em 5 de junho. Ele foi eleito para a cadeira nº 46 da Seção de Ciências Aplicadas, cujo patrono é o ex-presidente da ABC Aristides Pacheco Leão.

A sessão solene ocorrerá às 20h, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, na Rua Visconde Silva, 52, em Botafogo. Na mesma ocasião, será outorgado ao prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o título de Presidente de Honra da AMRJ.

A Academia de Medicina do Rio de Janeiro

Criada em 1997, a AMRJ é presidida hoje pelo Dr. Joaquim José do Amaral Castellões. É uma entidade científica sem fins lucrativos que tem por objetivo colaborar com as autoridades constituídas do município do Rio de Janeiro em tudo que possa interessar à saúde e ao ensino médico, promovendo e incentivando as ações que tenham como escopo o progresso da Medicina e das ciências correlatas, assim como as pesquisas que contribuam para o bem estar físico, mental e social da população.

O novo membro da ABMR

Nascido no Rio de Janeiro em 1951, filho de imigrantes poloneses, o Acadêmico Rafael Linden iniciou sua trajetória acadêmica como monitor de Biofísica e Fisiologia e estagiário de iniciação científica no Instituto de Biofísica da UFRJ. Sua carreira científica teve a influência do Acadêmico Carlos Eduardo Rocha Miranda, em cujo laboratório colaborou inicialmente nos estudos sobre a organização morfofuncional do sistema visual do gambá. Ali adquiriu formação em Neurofisiologia e particularmente na área de Eletrofisiologia, na qual contribuiu para os estudos de campos receptores visuais no córtex cerebral e estruturas subcorticais daquele marsupial.

Graduado pela tradicional Faculdade Nacional de Medicina em 1975, optou pela pesquisa ainda durante o curso de graduação. Obteve o doutorado pelo Instituto de Biofísica em 1979, defendendo tese sobre a organização das projeções subcorticais do córtex visual, com a qual consolidou sua formação em Neuroanatomia.

Durante estágio de pós-doutoramento sob a supervisão de Alan Cowley, na Universidade de Oxford, Inglaterra, Linden adquiriu formação básica em Psicologia Experimental, estudando acuidade visual após lesões cerebrais neonatais em ratos. Tornou-se, no entanto, conhecido internacionalmente por seu trabalho na área de desenvolvimento do sistema visual, que atraiu sua atenção a partir do início da década de 80. O Science Citation Index indica que seus principais artigos receberam até 2009 mais de três mil citações em publicações especializadas e fazem parte da bibliografia de revisões e livros-texto editados pelos principais autores da área de desenvolvimento do sistema nervoso.

Nos últimos anos, Linden vem reorientando seu trabalho de pesquisa, antes voltado para estudos anatômicos e fisiológicos, para uma abordagem celular e molecular dos mecanismos de morte celular programada no sistema nervoso embrionário. O Laboratório de Neurogênese que chefia vem contribuindo para a formação de jovens cientistas, vários dos quais já estabelecidos em departamentos dentro e fora da UFRJ e formando seus próprios estudantes de pós-graduação. Atua também como coordenador do Instituto do Milênio – Rede de Terapia Gênica e do Instituto Virtual de Doenças Neurodegenerativas da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Sua colaboração eventual com pesquisadores estrangeiros resultou na execução produtiva de convênios de cooperação internacional com a Inglaterra e os EUA. Nos últimos anos vem desenvolvendo projetos de intercâmbio com pesquisadores argentinos contribuindo para as ações da SABRO de fortalecimento das Neurociências na América do Sul.

Rafael Linden foi eleito Membro da Academia de Ciências da América Latina em 1999, recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico do Presidente da República do Brasil em 2002 e a Grã-Cruz em 2006.