A Fapemig e a Faperj, representadas na cerimônia por seus presidentes Mario Neto Borges e Ruy Marques, somaram-se ao BNDES, Fundação Conrado Wessel, Inmetro e Petrobras como Membros Institucionais da Academia Brasileira de Ciências. “Essa diplomação consagra uma parceria muito forte entre a ABC e a Faperj, que sempre esteve presente no cotidiano da academia, e a Fapemig, que foi pioneira entre as FAPs a se manifestar em prol dessa parceria e, após sua associação, outras se interessaram. Esse apoio será muito importante para as atividades da Academia. A cooperação irá resultar, por exemplo, na discussão de temas regionais específicos. Já temos uma lista de assuntos que serão abordados ainda 2009”, diz Palis.

Borges destacou a importância do título: “Este fato representa o reconhecimento da Fapemig no cenário nacional pela comunidade científica brasileira, demonstrando que a nossa Fundação tem desenvolvido um papel líder nas ações de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.


O presidente da ABC, Jacob Palis,
e o presidente da Fapemig, Mario Neto Borges

O presidente da ABC, Jacob Palis,
e o presidente da Faperj, Ruy Marques

A categoria Membro Institucional da Academia Brasileira de Ciências foi criada em 1999, alterando o Estatuto em que constava a categoria Membro Corporativo. Esta categoria havia sido aprovada em Assembléia Extraordinária no ano de 1965, mas os primeiros Membros Corporativos só foram admitidos em 1996: Companhia Brasileira de Alumínio, Companhia Vale do Rio Doce, Eletrobras, IBM e Petrobras.

Tornar-se um Membro Institucional da ABC destaca o interesse da entidade no desenvolvimento da Ciência brasileira. Em contrapartida, a ABC se dispõe a realizar um evento anual abordando tema de interesse de cada um dos seus Membros Institucionais, mediante proposta a ser detalhada em programação organizada em comum acordo. São admissíveis quaisquer entidades que se disponham a contribuir financeiramente para a manutenção das atividades da ABC.

O Estatuto da ABC dispõe, no art. 9º, parágrafo único, que o título de Membro Institucional tem caráter temporário, devendo ser validado a cada ano, a critério da Diretoria – naturalmente, enquanto houver interesse da parte da entidade admitida. A entrega dos diplomas dos novos Membros Institucionais costumam ser entregues durante a Cerimônia de Posse dos Novos Acadêmicos, que ocorre dentro da Reunião Magna de cada ano.