A Acadêmica Beatriz Barbuy saudou os novos Membros da Academia Brasileira de Ciências em nome de todos os Acadêmicos, e disse que esta honra lhe foi atribuída por ser 2009 o Ano da Astronomia. Esta escolha se deu porque há 400 anos, em 21 de agosto de 1609, em Veneza, Galileo Galilei subiu as escadas do campanário da praça São Marcos, seguido pelos príncipes da cidade, membros da Igreja e da família Médici, para a primeira demonstração oficial de sua luneta astronômica, que iria fascinar toda a Europa.

Com sua luneta, Galileu mostrou as estrelas da Via Láctea, as crateras da Lua, os anéis de Saturno, e em particular os satélites de Júpiter, e também as fases de Vênus, que demonstraram que o sistema heliocêntrico de Copérnico era correto, e derrubava o sistema geocêntrico de Aristóteles e Ptolomeu. “Considera-se hoje que talvez a principal contribuição de Galileo tenha sido o método científico da observação, em contraposição à corrente teórica ou abstrata aristotélica. Por isso, Galileo é considerado por alguns como o pai da ciência moderna”, afirmou Barbuy.

A Acadêmica destacou que a Astronomia, assim como outras ciências, vem avançando a passos largos. “E é interessante notar que todas essas descobertas vêm sendo amplamente divulgadas na imprensa, o que nos faz crer que há transmissão de conhecimentos e penetração na consciência coletiva e conhecimento geral”, observou Barbuy.

A Reunião Magna da ABC 2009 adotou o tema Galileu e Darwin: luzes da ciência sobre onde estamos e o que somos. Também é comemorado em 2009 o Ano de Darwin, declarado pela União das Ciências Biológicas IUBS, por ocasião do bicentenário do nascimento de Charles Darwin e sesquicentenário da publicação de sua obra A origem das espécies, lembrou Beatriz. A Unesco e a ONU proclamaram 2010 o Ano da Biodiversidade.

A Academia Brasileira de Ciências tem um papel de liderança no avanço das ciências e a posição de liderança do Brasil em várias áreas da ciência mostra que tem sido acertada a atuação dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, principalmente através do CNPq e Capes, assim como das Fundações de Amparo à Pesquisa. “Por apoiarem um número crescente de doutores, formando atualmente mais de 10.000 doutores/ano, esta é provavelmente a ação mais importante neste país, pois se pode considerar que todas as outras decorrem dela”, ressaltou a astrônoma.

Beatriz Barbuy concluiu com as boas vindas aos novos membros. “Agradeço a todos vocês pelo enriquecimento que trazem a essa Casa, e conclamo-os agora ainda mais a aplicar seus continuados esforços para a construção deste país”.

A nova Acadêmica Célia Carlini falou em nome dos novos Membros, dizendo que esta indicação trouxe a todos um profundo sentimento de realização. “Aprendemos na infância de nossas carreiras científicas que a avaliação dos pares é fator fundamental para o estabelecimento das verdades científicas. A ciência cresce pelas mãos de muitos, independentemente da contribuição de cada um. Assim, se estamos hoje aqui é porque fomos reconhecidos pelos pares”, apontou Célia.

A bióloga destacou que esse ano, dentre os 18 novos membros brasileiros eleitos, seis são mulheres, ou seja, mais de 30%. “Esta é uma proporção não usual em relação aos anos anteriores, demonstrando que a força feminina de trabalho na área científica vem ganhando espaço no Brasil”. Célia enfatizou, porém, que todos os Membros da ABC juntos correspondem a 0,5% da força de trabalho da ciência brasileira. “Há, portanto, muito o que fazer. Mas mesmo sendo tão poucos, podemos contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento do país.”

A ciência brasileira vem avançando de forma significativa e no período presente recursos substanciais vêm sendo alocados em ciência, tecnologia e inovação, assim como na formação de recursos humanos. “É nossa missão também formar novos parceiros para a batalha educacional e científica. Somente atuando intensamente na formação de recursos humanos qualificados poderemos dar o salto de qualidade em educação básica de que o país tanto necessita”, observou Célia. “A ABC pode e deve contar conosco para levar adiante o compromisso de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e o bem social do Brasil”, finalizou.