O presidente da ABC, Jacob Palis, transmitiu na tarde de 13/4 a tão esperada notícia de que o sonho de gerações de Acadêmicos está se realizando. A ABC finalmente terá sua nova sede, próxima a igreja da Candelária, no Centro do Rio de Janeiro, numa região onde estão sendo instalados ou já se encontram diversos centros culturais.

O governador Sérgio Cabral sancionou a Lei nº 5397, aprovada anteriormente pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, cedendo por trinta anos um prédio quase tão antigo como a própria ABC, isto é, quase centenário, localizado na Rua da Alfândega, nº 42, onde se encontra atualmente a Secretaria de Fazenda.

O edifício foi construído em 1926 pela Companhia Construtora Nacional, empresa dirigida por engenheiros e arquitetos alemães. Na sofisticada sede do Banco Alemão Transatlântico (Deutsche Überseeische Bank) foi utilizado material totalmente importado, pesadíssimas portas de ferro fundido e bronze, vitrais, mármores de carrara, tornando-se um dos prédios mais luxuosos e modernos da cidade na época.

Em 1943 o prédio foi vendido à Prefeitura do Distrito Federal, que passou a utilizá-lo como sede da Secretaria de Finanças. Tornou-se depois sede da Secretaria de Fazenda da Guanabara e, após a fusão, abrigou a mesma secretaria do Estado do Rio de Janeiro, estando hoje tombado pelo patrimônio histórico.

“Inicia-se agora uma nova fase da vida de nossa Academia, que passa pela elaboração do projeto arquitetônico de reforma para adequar o interior do prédio às necessidades de nossa Casa”, conta Palis. Para tanto, nas palavras do presidente, a Secretaria de Ciência e Tecnologia – através do seu titular, o deputado Alexandre Cardoso -, já prometeu apoio, assim como a Fundação Getúlio Vargas.

Palis destaca que será necessário contar também com o apoio de todos os Acadêmicos e amigos da ABC para a obtenção de fundos que permitam a realização de tal reforma e a inauguração ainda em 2010 da tão almejada sede da Ciência brasileira. “Este é o nosso novo sonho”, finaliza o presidente.