Hernan ChaimovichNo dia 10 de março, o vice-presidente da ABC, Hernan Chaimovich, Professor Titular do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP, recebeu uma homenagem da Câmara de Vereadores da Cidade de São Paulo, representando a contribuição dos cientistas nascidos no Chile. A homenagem aconteceu no Salão Nobre da Câmara e foi presidida pelo vereador Gilberto Natalini.

Em Sessão Solene, foram homenageadas mais três personalidades chilenas, além do Prof. Chaimovich: a Sra. Mônica Serra, Doutora em Psicologia, presidente do Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo e esposa do governador; Sra. Cecília Gallardo, cônsul do Chile na cidade de São Paulo; Sr. Victor Toro, regente suplente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, todos indicados pelos relevantes serviços prestados ao povo paulista.

Chaimovich formou-se químico pela Universidad de Chile em 1962 e doutorou-se em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (USP) em 1979. É vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP) até 2009, e co-presidente da InterAmerican Network of Academies of Science (IANAS) até 2010. É bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1A do CNPq e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil.