A Accademia Nazionale dei Lincei, fundada em 1603, é a mais antiga do mundo. Seu primeiro membro foi Galileu Galilei. Instituição máxima da cultura italiana, a Academia atualmente funciona como conselheira da Presidência da República.

 

Fazendo jus à sua missão de “promover, coordenar, integrar e difundir o conhecimento científico em sua mais elevada expressão num cenário de unidade e universalidade da cultura”, a Accademia dei Linzei oferece diversos prêmios em várias áreas. Na área da Ciência, são oferecidos quatro prêmios internacionais, em Matemática, Física, Química e Biologia, que constam de um diploma e 25 mil euros cada.

O cientista escolhido para receber o Prêmio Internacional Tartufari para Matemática 2008 das mãos do Presidente da República da Itália foi o Prof. Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS). A premiação ocorrerá no dia 12 de junho, durante a cerimônia de encerramento do ano acadêmico, no belo Palazzo Corsini, sede da Accademia dei Linzei, em Roma.